quarta-feira, 10 de abril de 2013

Apologia ao Medo



Aprendemos desde crianças a ver o lado bom nos fatos ruins. Dos sentimentos ruins deveríamos, tirar os ensinamentos possíveis também. Geralmente associamos o medo à coragem, mas como sentimentos que andam na contramão. Porém, prefiro acreditar que o medo é um sinal de coragem. Vejamos: o medo de dizer SIM está diretamente ligado à coragem de dizer NÃO.
Tenho muitos medos, alguns absurdos, mas que são importantes para o amadurecimento das minhas idéias. Raras vezes fui intempestivo, e quando tive a coragem de ser, me arrependi. É o medo quem me faz frear diante de algumas situações. Julgo extremamente importante tê-lo, pois faz pensar. Mas pensar demais prejudica, sabemos...
Algumas pessoas preferem chamar seus medos de sinais, ou pressentimentos, ou “meu coração está pedindo pra eu não fazer”... bom, sim, aceito outras nomenclaturas... Mas é medo! Lá no fundo a voz que lhe impede de ir ou de agir, é o medo lhe fazendo pensar duas vezes. E ele é importante porque, na maioria das vezes, ele livra de complicadas situações.
Pode parecer que é covardia o fato de fazer apologia ao medo. Mas é apenas um jeito mais prático de saber agir tendo do lado algo que faça ter os pés no chão. É necessário manter o equilíbrio entre a intempestividade e a covardia. Pensamos demais ou não pensamos... Porque não achar o “meio-termo”? Ou se não for possível equilibrar, tentar não ser sempre da mesma forma para evitar que haja rótulos?
Essas observações eu sigo sem “bula”... Ao contrário de todos os meus outros conselhos. Covardia? Não... Segurança!

                                    Leonardo Pierre

.............................................................................

Reconhecer, primeiro passo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário